Herbicida natural pode substituir glifosato .

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriu um herbicida natural que pode substituir o herbicida glifosato, um dos mais utilizados no mundo. De acordo com eles, trata-se de uma recém-descoberta molécula de açúcar sintetizada a partir de cianobactérias que inibe o crescimento de vários microrganismos e plantas, mas é inofensiva para humanos e animais.

Para conseguir esse resultado, eles identificaram um antimetabólito muito incomum com uma estrutura química “impressionantemente simples”, que consiste em uma molécula de açúcar com o nome científico de “7-deoxy-sedoheptulose (7dSh)”. “Ao contrário dos carboidratos comuns, que normalmente servem como fonte de energia para o crescimento, essa substância inibe o crescimento de várias plantas e microrganismos, como bactérias e leveduras”, indicou o ciclovivo.com.br.

“Nós isolamos 7dSh bioativo de sobrenadantes de cultura da cianobactéria Synechococcus elongatus. Uma síntese quimioenzimática de 7dSh usando a transcetolase de S. elongatus como catalisador e 5-desoxi- D- ribose como substrato permite a bioprofilação antimicrobiana e herbicida. Organismos tratados com 7dSh acumulam 3-desoxid- D – arabino-heptosonato de 7-fosfato, que indica que o alvo molecular é a 3-desidroquinato sintase, uma enzima chave da via do chiquimato, que está ausente em humanos e animais. A atividade herbicida de 7dSh está na faixa micromolar baixa”, diz o resumo do artigo.

Recomendados para você