SkyCourier: voa novo “substituto do Bandeirante” da Cessna

A fabricante norte-americana Cessna, uma das empresas do grupo Textron, realizou no dia 17 de maio o primeiro voo do Cessna SkyCourier. A aeronave é um turboélice bimotor de asa alta com capacidade de operar para levar 2.722 kg carga ou até 19 passageiros, decolando de pistas curtas ou despreparadas, ocupando um nicho de mercado onde o Bandeirante, da Embraer, se destacou desde os anos 70.

O voo inaugural ocorreu a partir do aeroporto de Beech Field, tendo nos comandos os pilotos de testes Corey Eckhart e Aaron Tobias. Ao longo de 2 horas e 15 minutos, foram testadas a perfomance, estabilidade, controles, propulsão, aviônicos e sistema ambiental.

Multifunção

Equipado com motores PT6A-65SC, o Cessna SkyCourier deve ter uma velocidade de cruzeiro de 370 km/h e alcance de 741 km com carga ou 1.667 em voo de traslado. Para operar serão necesários 1.006 metros de pista. A aeronave tem 16,71 metros de comprimento, 21,95 metros de envergadura e 6,40 metros de altura.

Compra pela FedEx

A FedEx Express assinou em novembro de 107 7um contrato para a aquisição de 50 aeromaves, com outras 50 opções. A empresa já utiliza o Cessna Caravan para voos destinados a pequenas localidades.

Fonte edrotacultural

Recomendados para você